LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

sexta-feira, julho 07, 2006

CENTRO COMERCIAL SONAE EVORA

"Antes da primavera do próximo ano deverão começar as obras" no "Outono de 2009" o centro comercial deverá abrir, anunciou, em conferência de imprensa realizada em Évora, a Sonae Sierra.
O projecto de viabilidade do investimento foi "aprovado por unanimidade pelo executivo da Câmara Municipal", observou José Falcão Mena, da Sonae Sierra. "Nos últimos dias deu entrada nas respectivas entidades avaliadoras todo o projecto", afirmou o administrador. O centro comercial, "avançará de qualquer maneira desde que tenhamos a licença camarária", assegurou aos jornalistas José Falcão Mena.
"Estudámos a cidade durante cinco anos", facto que motiva "boas perspectivas". A Sonae Sierra considera o centro comercial de Évora como "uma oportunidade" e espera "ficar por muitos anos" na cidade. José Falcão Mena sublinhou aos jornalistas que "o nosso risco será muito pequeno", porém "não vamos estancar o êxodo dos consumidores para Badajoz". Um estudo de mercado realizado pela empresa do grupo económico de Belmiro de Azevedo concluiu que "65 por cento da população de Évora vai a Lisboa ou Badajoz" para fazer compras. O centro comercial, ainda sem nome, ficará localizado na Estrada de Almeirim, junto à rotunda da fábrica Tyco. Um investimento de 60 milhões de euros que terá 95 lojas distribuídas por uma área bruta locável de mais de 25 mil metros quadrados. Um "processo de deslocalização natural", afirma o grupo económico que detêm, à 15 anos, em Évora um supermercado da sigla "Modelo". Quanto às actuais instalações, José Falcão Mena disse não saber qual o destino que a Sonae Distribuição pretende dar ao espaço. O novo espaço comercial incorporará a galeria comercial do Modelo de Évora o que, afirma a Sonae Sierra, irá reduzir "de forma acentuada", a pressão sobre o comércio local. O investidor acredita que "venhamos a ter 25 a 30 por cento de lojistas oriundos de projectos locais de investimento quer através de marcas próprias, quer através de franchisings". Tendo por alvo um universo de 168 mil consumidores, de Vendas Novas a Vila Viçosa e de Sousel a Vidigueira, a Sonae Sierra espera que no primeiro ano de actividade possa ter "seis milhões de visitas". O centro comercial criará "cerca de mil postos de trabalho". Mão de obra que "será recrutada localmente", assegurou José Falcão Mena. O edifício foi "inspirado nas muralhas de Évora". Nos terrenos anexos surgirá um parque verde com 60 mil metros quadrados, "área destinada ao lazer dos visitantes e habitantes da cidade".

Extrato do Noticias Alentejo