LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

terça-feira, dezembro 26, 2006

25 de DEZEMBRO 1991


Em 25 de dezembro, às 19:30 horas, a bandeira vermelha com a foice e o martelo que desde 1917 flutuava sobre o Kremlin, é substituída pela bandeira tricolor da Rússia.

Assim desapareceu o primeiro regime comunista após 74 anos de poder absoluto sobre as coisas e as pessoas, derrubando consigo o Sistema Comunista Mundial.

Segundo o ex-comunista Edgar Morin, " O stalinismo não constituia apenas um erro, um desvio, um engodo politico.
Era algo pior: uma mutilação e uma mutação do homem que punha em causa os próprios fundamentos da existência".

A partir desta data os partidos comunistas dirigem-se a passos largos para a marginalização, pois a baixa militância é ampla e contínua tanto quantitativamente como qualitativamente.

Além disso, o fim da famosa ajuda fraternal , foi acompanhado pelo fim das empresas de importação-exportação com os países do Leste e antigas colónias portuguesas, impossibilitando muitas vezes a manutenção dos comunistas profissionais que por elas eram remunerados, para as tarefas de agit-prop.

Os ultimos despedimentos conhecidos foram 3 deputados do PCP na Assembleia da Républica, entre os quais se encontra o unico comunista eleito por Évora, Abilio Fernandes, antigo presidente do municipio.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

foi a prenda de natal que o camarada jerónimo deu aos eborenses, livrou-os definitivamente do Bilito.

6:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Do mais anti-comunista primário que se possa imaginar.

6:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home