LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

quarta-feira, novembro 29, 2006

As mentalidades mesquinhas

"As mentalidades mesquinhas.

Em conversa com um arquitecto fiquei a saber que em Espanha, as Câmaras só se interessam pelas fachadas das casas e pelo seu aspecto exterior, que é aquilo que realmente contribui para embelezar as cidades.
A responsabilidade da configuração interna é atribuída aos proprietários, que, não respeitando as regras definidas, ficam na situação de serem fortemente penalizados.
Cá, não é assim. As nossas câmaras querem saber tudo ao pormenor.
Para actualizar uma simples casa de banho há que entregar cinco-cópias-cinco do projecto à Câmara, que muitos meses depois emitirá outros tantos pareceres e considerandos, onde se determinará superiormente se fulano pode passar a fazer cócó junto à parede que dá para a cozinha, quando antes o fazia junto à parede da sala.
Ou seja, a responsabilidade não pode ser atribuída ao proprietário.
É à Câmara que cabe ficar com ela, por duas razões: por os proprietários serem pessoas incapazes de ler e cumprir normas, e por a importância e delicadeza destes assuntos não prescindir da intervenção especializada dos pelouros da Câmara.
Claro que depois as coisas correm como se vê, mas a Câmara fica sempre muito contente.
A Lei é para cumprir, e, como se sabe, não é permitido fazer-se cócó em lugares que não tenham sido superiormente aprovados para o efeito."

António Torres no blog Faccioso

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hà! mas, hà mais mentaligades mesquinhas por ai escondidas... vão dar por ai uma vista de olhos por outros Blogues e iram ver que Portugal é pequenino para alguns, mas, não para todos! Eu até me passo quando encontro coisas destas, e outras mais, que nem vou aqui dizer porque se não estava aqui a noite toda. Por vezes até tenho vergonha de ser português...
Saudações Alentejanas...

10:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home