LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

sexta-feira, novembro 24, 2006

25 Novembro 1975



O meu 25 de Novembro

Por coincidência ou não, calhou-me estar de Oficial de Dia, numa Repartição do Ministério do Exercito, no Terreiro do Paço.

Cerca das 11h (26.11), foi recebido um telex (na altura, não existiam fax ou Internet), em que me era ordenado que detivesse e desarmasse o pelotão da Policia Militar, que fazia a guarda ao edifício do Ministério do Exercito.

Juntamente com o Sargento de Dia e com alguma apreensão, descemos os vários lances de escadas e ao chegarmos à Portaria/Casa da Guarda, chamei à parte o Furriel Miliciano que comandava o pelotão da P.M., tendo-lhe explicado a situação e as ordens recebidas, as quais foram de imediato acatadas e sem qualquer reticência, procedeu à entrega das G3, imediatamente fechadas à chave na arrecadação, até à chegada dos homens dos Comandos, que vieram recolher homens e armas.

O golpe militar do 25 de Novembro, desenvolvido pelos “Paras”, “Fuzos”, RALIS que saíram para a rua por ordem do SDCI e da direcção militar do PCP e de outras forças esquerdistas. Estas ultimas viriam a ser abandonadas à sua sorte com o recuo de ultima hora do PCP e de Otelo e a intervenção falhada e ridícula de apelo à revolução das massas de Duran Clemente, “cortado” em directo e substituído, por um filme americano de Danny Kaye, a partir do estúdios da RTP Porto.

A eficaz e aparatosa intervenção do Coronel Jaime Neves e dos seus Comandos e de outras unidades controladas e coordenadas por Ramalho Eanes, Tomé Pinto, Vasco Rocha Vieira, Loureiro dos Santos e de tantos outros, com o apoio esmagador do povo português, permitiu subjugar os revoltosos e por fim ao descalabro do PREC.

p.s.
No momento em que desfio estas recordações de à 31 anos, tomo conhecimento:
- que militares na reserva e na reforma (possivelmente os mesmos golpistas de 1975), promovem uma manifestação disfarçada de passeio na baixa de Lisboa
- que para 25 de Novembro de 2006 a CGTP-IN, convocou uma manifestação a nível nacional, certamente para comemorar esta data histórica que pôs fim à tentativa totalitária de implantação de um regime marxista em Portugal. ?

Continuam a ser os mesmos bons rapazes de então……