LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Salazar II

Salazar governou o País em ditadura durante meio século, perseguiu os seus opositores, teve uma ideia arcaica do desenvolvimento, odiou a democracia , mas foi um estadista.
O seu regime autoritário, pôs ordem no caos económico, financeiro e político herdado da I República, deixou obra na área das obras públicas, da educação e do fomento, manobrou de forma a evitar o domínio da Península Ibérica pelo nazismo e pelo comunismo.
Salazar tinha um sentido nacionalista ,odiando o comunismo e desconfiando do capitalismo.
Cunhal colocou-se no lado oposto a Salazar, reverso de uma mesma moeda, quando o comunismo estendeu pela força o seu império a toda a Europa oriental, depois de, na década anterior, ter perdido a Guerra Civil Espanhola.
Salazar representou um Ocidente autoritário e colonial, de valores cristãos, reprimindo duramente os agentes do comunismo.
Na verdade, tal como Salazar, Cunhal não admirava a democracia.
Os modelos do líder comunista eram bem menos democráticos que os do Estado Novo de Salazar.
Nos regimes comunistas do império soviético, "o sol da Terra" de Cunhal, a ausência de liberdades, o atraso económico, a repressão dos opositores, transformaram a ditadura do professor de Coimbra num simples purgatório, se comparado com o inferno do totalitarismo comunista.
Cunhal, ditador falhado, baseou e tentou impor, as suas teorias sobre a sociedade e a economia num profundo desconhecimento do País, falhando assim todos os seus objectivos estratégicos.
Pareceu ganhar na descolonização feita, mas essa vitória também foi de curta duração com a queda do muro de Berlim e a confirmação dos horrores do comunismo que atiraram para "o caixote do lixo da História”,os sonhos e o mundo de Cunhal.

Salazar terá sempre um lugar na História.

Cunhal, nem ocupará duas das linhas nos compêndios históricos.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

OLHE QUE NÃO, OLHE QUE NÃO..AO MENOS COM O CUNHAL TEMOS A FESTA DO AVANTE AHAHAHAHA

3:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por pouco tempo

10:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Puta fascista!! Cunhal é o maior caralho!!! AVANTE PARTY THE BEST!!

11:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home