LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

sexta-feira, maio 23, 2008

Plano de Revitalização do Centro Histórico

De facto, esta história do Plano de Revitalização do Centro Histórico começa a cheirar muito mal...
Mas não pelo próprio Plano, não pelas posições dos promotores (CME e ParqueExpo), antes pela atitude derrotista, revanchista, imobilista e conservadora de todos os que mesmo que não tivessem lido o estudo (e não tenho a certeza que o tenham lido), seriam contra tudo o que nele está idealizado.
Este tipo de atitude, é claramente uma atitude típica de sindicalistas de meia tigela, que por qualquer coisinha convocam uma manifestação.
Como se estivéssemos no tempo do PREC! Isso já lá vai!
O que se trata aqui é de retirar a cidade do marasmo em que se encontra!
Muito por culpa deste executivo camarário, é certo, e contra o qual tenho aqui expressado as minhas opiniões. Mas caramba, surge um estudo que coloca em cima da mesa um conjunto de ideias exequíveis, capazes de modificar a cidade no sentido de a catapultar para um futuro mais risonho a médio prazo, e logo surgem estas "aves agoirentas"!!!
É demais.
Não tenho nada em favor desta equipa da CME, mas desta vez venho em seu favor dizer que não se acanhem!
Não tenham receio deste conjunto de retrógrados morais, que tudo farão para evitar que a cidade avance...
Só para poderem ter argumentos de que a "coisa vai muito mal".
Fossem todos desta forma, e Bilbao não teria tido o Guggenheim, Paris não teria tido o Centre Pompidou, Londres não teria tido o MOMA, Lisboa não teria tido o CCB, e por aí fora.
É preciso por vezes abanar as coisas, para que tudo se reposicione numa perspectiva de futuro, e não numa perspectiva de passado.
A cidade como está não vai a lado nenhum.
É preciso coragem para que as coisas se alterem.
O comentário de que "é mais que tempo para criar uma alternativa credível a esta governação desastrosa", teria a minha concordância em quase todos os aspectos.
Neste ponto do Plano de Revitalização do Centro Histórico não o posso apoiar, porque concordo com a iniciativa, concordo com o que nele está idealizado, e concordo com a sua execução.
Espero é que não seja mais um estudo para deitar fora!
GIRALDES