LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

sexta-feira, maio 02, 2008

Os manelinhos d'evora

"A inveja e a irresponsabilidade...
A inveja, a permanente desconfiança e a mesquinhez estão entranhadas no caldo cultural hodierno português.
É a meu ver, uma consequência da brutalidade de Estado, desenvolvida por um dos mais negros períodos da história de Portugal.
A cultura de bufos e lambe botas, foi cruelmente promovida por cinquenta anos de fascismo, conduzindo a maioria do povo à pequena trica, mesquinharia e inveja.
Na sua miséria, sentem-se mais aliviados por diminuir o outro.
A factura que pagamos hoje não me parece que seja a corrupção ou a má qualidade da elite política, na minha opinião são mais graves a inveja, a desresponsabilização e o mal dizer… só porque é “prazeroso” dizer mal do outro.
Não interessa se os actos são correctos, o que alivia é descredibilizar e por fim, caluniar.
Trata-se de um maniqueísmo primário, injusto, desumano e parece-me que nos conduz para nenhures.
A vida não tem que ser uma missa, mas exigimos nos tempos que correm, responsabilidade e elevação cívica e cultural.
Não há desculpas para estes discursos que a política está cheia de corruptos, Portugal é um país de tachos e outras imbecilidades.
É desencorajador conviver com tão pouco patriotismo e leviandade."

Kreutzer

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Corrupção? É só má-lingua, quem disse que havia corrupção?

7:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

'Chapelada' no PS da Amadora:

A imaginação não conheceu limites na última operação de recrutamento de novos militantes na secção da Amadora do PS, a maior do país.
Uma centena de militantes inscritos, em bloco, no mesmo dia; nomes repetidos e inventados; a mesma residência a servir vários; moradas adulteradas e até inexistentes. Os cadernos eleitorais utilizados nas últimas eleições para a Concelhia da Amadora são um 'maná' de irregularidades. O caso já chegou ao conhecimento de José Sócrates.

Não é o PS no seu melhor, é só inveja e má-lingua!

7:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Presidentes Câmara condenados:
Guarda: Abílio Curto (PS)
Nazaré: Luís Monteroso (PS)
Celorico da Beira: Júlio Santos (PS e MPT)
Vagos: João Rocha (PSD)
Ponta do Sol: António Lobo (PSD)
Vila Verde: António Cerqueira CDS

Presidentes de Câmara em investigação ou julgamento:
Felgueiras do PS em Felgueiras
Raposo do PS na Amadora
Valentim do PSD em Gondomar
Isaltino do PSD em Oeiras
Judas do PS em Cascais
O "gago" do PS no Porto
O do futebol do CDS em Marco de Canaveses
O do selo branco falsificado do PS em Évora, impune.
...

Quem disser que há corrupção mente. Isto é só inveja e má-lingua!

8:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Porque será que foram ACUSADOS pelo Ministério Público e constituídos ARGUIDOS, o ex-vereador Miguel Lima, a dilecta esposa do Senhor Presidente da Câmara e os três sócios da CERCA3, no caso da falsificação de documentos em escritura e nos favores concedidos pela CME à CERCA3?

Terá sido só por inveja e má-língua?

8:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que é facto é que viver neste país governado por este governo do PS,medìocremente dirigido por José Sócrates é, para todos os efeitos pior que viver num país africano do 4º mundo. Um daqueles ambientes com 40 graus centígrados, humidade a 98%, muita catinga e cheiro a cholé. Mesmo que com negócios de petróleo, diamantes, tráfico de matérias primas e outras misérias. Em Portugal com a carga de impostos directos-IRS-,indirectos-IVA que colocam as finanças do cidadão a pedir por portas, para se pagarem ordenados a empresas municipais, centrais, governo e adjagências, directores gerais e tanta outra desnecessidade mais ou menos mal-cheirosa é melhor viver em Alcatraz. Este Partido Socialista com os seus Jorge Coelho, Pina Moura e outros do PSD como Ferreira do Amaral fizeram deste Portugal um país de opereta. Se tivéssemos um Eça eram zurzidos diàriamente. É uma piolheira. Portugal é, hoje, uma imensa nitreira com milhares de varejeiras. Este Partido Socialista, que retira a esperança a toda a juventude, que só sonha em emigrar e com toda a razão, que faz a vida quotidiana do cidadão não filiado no Partido Socialista achar agradável uma Via Sacra, deveria ser julgado por chatice, pesporrência, inoperância e incompetência. Viesse uma trovoada e uma chuva de raios... Depois dizem estupidezes como os números do crescimento do PIB, inflacção, investimento...Basta. Digam-me por favor, se souberem quanto ganha Pina Moura na Iberdrola e quanto é o ordenado de Jorge Coelho na Mota-Engil. Digam ao pessoal. Porque sendo questões normais e legais não haverá qualquer problema em que os jornalistas portugueses investiguem estes ordenados. Só por curiosidade para quem paga balúrdios de impostos, quem paga multas milionárias de trânsito por estar mal estacionado. Há um limite para a paciência. Que futuro? Um futuro miserável,sem saídas. Ausência de futuro.
Convidamos o sr. José Sócrates e todo o seu governo a irem durante 10 anos num cruzeiro de luxo para um atol no Pacífico. Vão-se embora, que nós pagamos. Nós por cá todos mal graças a V.Exas. Antes em Alcatraz que viver nesta estrumeira. Antes Alcatraz.

8:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anonimo das 8.o4PM

Esqueceste-te dos autarcas do PC:
Setubal
Moita
Barreiro
Vendas Novas
Viana do Alentejo
e até do iceberg que embate na Urb da Muralha, transportando um jeep da LandRover.

10:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o post.
Quanto às respostas são as cassetes do costume.

Se pensas que pensas pensas mal. Quem pensa por ti é o comité central.

4:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Andaram a gastar em obra de fachada, em empresas municipais inuteis, em aquisição de serviços, em secretários abjectos, a apaparicar a Lili e o Torres, e agora não conseguem pagar os fornecedores nem as despesas com obras de conservação essenciais e inadiáveis.
Foram-se os anéis e ficam as dívidas.
Qualquer dia apresentam-nos a conta e dizem que a festa foi em nosso benefício.
Do que tinham prometido nas eleições, nem uma para amostra!
Bando de aldrabões incompetentes!

10:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home