LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

quarta-feira, abril 08, 2009

Novo ataque da ASAE

Confraria do Pão (Alentejo) proibida de fazer pão!

«A Confraria do Pão acaba de ser condenada à interrupção dos processos de panificação tradicionais por decisão do Tribunal do Redondo, no seguimento de uma acção suspensória da ASAE.Na realidade, uma veredicto que nos espanta, na medida em que, quem conhece e frequenta a Confraria, sabe que o fabrico de pão tradicional tem a ver com o apuramento das qualidades desse pão, sem desvirtuar as características sápicas e a qualidade alimentar desse centenário mitigador da fome.
A Confraria produz pão do mesmo modo que organiza simpósios, conferências, debates.
Mais, a Confraria, reproduz, com finalidades didácticas o “ciclo do pão”, desde a sementeira, à monda, à ceifa, até ao amassar do pão, à sua cozedura e à sua degustação.Este produto final não é um resultado comercial.
Os valores jurídicos relativos à Saúde Pública e da Segurança e Higiene Alimentar, que todos achamos necessários, não se aplicam a uma instituição da natureza da Confraria.
Nós valorizamos a regulação milenar deste processo de fabrico de pão pela triagem e selecção que, homens e mulheres deste País foram introduzindo, de modo empírico, mas sempre crítico e dinâmico, no apuramento da “fabricação” de um pão especial. O pão tradicional alentejano. (...)»

Blogue da Confraria do Pão
http://confrariadopao.blogspot.com/