LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

terça-feira, outubro 10, 2006

EVORA e os Aviões

"Novo aeroporto em Portugal: Uma alternativa

Não percebo porque, quando se fala em construir um novo aeroporto, as únicas hipóteses colocadas são locais onde já existem aeródromos, ou aeroportos militares. Muito pouco pode ser aproveitado das estruturas existentes, e herdam-se limitações que podem sair caras.Assumindo a construção de um novo aeroporto, que a meu ver é uma decisão correcta, a localização do mesmo deve obedecer às seguintes premissas:- Manter o aeroporto da Portela em funcionamento.- Ter em atenção os custos e potenciar o retorno. O país não tem dinheiro para esbanjar, e, por isso, o investimento deve ser reduzido ao essencial.- Ser uma solução de longo prazo e com possibilidades de crescimento.- Privilegiar uma solução incremental, que possa começar a facturar o quanto antes e que possa ir crescendo em função das necessidades.- Usar o aeroporto como alavanca de desenvolvimento de uma região.- Privilegiar uma rede de acessos que permita a maior abrangência possível.
Tendo em conta estas premissas, e analisando um mapa do país, a localização que me parece mais apropriada é a zona de Évora.
Porquê Évora?- Tem espaço. Não impõe, à partida, qualquer limite de capacidade.- Tem uma boa auto-estrada, com pouco tráfego, que liga à auto-estrada para o Algarve, a Setúbal e a Lisboa, e com acessos ao restante litoral. Com a construção de uma auto-estrada a fazer a ligação pelo interior até à A23 em Castelo Branco, ficaria com óptima ligação a todo o país. Além disso, Évora ficaria no caminho da ligação Lisboa - Madrid, do TGV, essa sim, a ligação que por falta de alternativas era importante que avançasse, em detrimento da ligação Lisboa - Porto, que além de ser muito mais cara de construir, tem muito menos utilidade, atendendo às alternativas existentes e ao tempo/custo de deslocação de cada uma.- O aeroporto e todos os negócios que surgiriam em volta, seriam um óptimo impulso para a economia do Alto Alentejo e mesmo da Beira Baixa, duas regiões bem necessitadas de um impulso.
Que mercado teria o aeroporto em Évora?- Em primeiro lugar a questão geográfica. Existe um enorme vazio de aeroportos internacionais, a nível da Península Ibérica, na região compreendida entre os aeroportos de Porto, Lisboa, Faro, Sevilha e Madrid. E dentro deste vazio, Évora tem uma posição privilegiada. Ou seja, não só os passageiros portugueses, mas também os passageiros espanhóis de zonas como Badajoz ou Cáceres, teriam Évora como o aeroporto mais próximo. Um pouco à imagem do que sucede no Alto Minho, em que muitos preferem utilizar o aeroporto de Vigo, em detrimento do da cidade do Porto.- Em segundo lugar, o facto de Évora ser uma zona onde o custo do terreno e da mão-de-obra é mais barato, permitiria competir de forma eficaz com Madrid, e mesmo com Paris, como ponto de partida ou de escala de vôos de longo curso, e como plataforma centralizadora de vôos de e para a Península Ibérica. Como os Alemães fizeram com o aeroporto de Estugarda, que tinha mais tráfego que o da capital, Berlim.- Em terceiro lugar, o própria localização do aeroporto potenciará o aparecimento de novos empreendimentos turísticos no interior do país, virados para a componente rural e de alta qualidade. Ou mesmo empreendimentos de outro tipo como os que já se desenham para as margens da albufeira da barragem do Alqueva.
Por tudo isto, Évora seria muito melhor solução do que a Ota"


Publicado por João Filipe Rodrigues em novembro 1, 2005 06:23 PM
no Blog Influenza

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu tb que sim que se deveria dar outro brilho à cidade mas construindo um espaço de raiz com novas infraestrueuras com capacidade para aviões de maior porte mas umn pouco mais afastado da cidade porque aos fins-de-semana é um caos com os paraquedistas....o ruido provocado pelos aviões que continuadamente sobrevoam a cidade está muito acima dos valores legais

8:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home