LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

segunda-feira, outubro 16, 2006

EVORA - Percursos Ambientais

Depois da Ecopista, que surgiu após a conversão do antigo ramal ferroviário de Mora, a Câmara Municipal de Évora (CME) disponibiliza mais uma série de percursos cicláveis e pedonais.
Segundo a CME, o concelho passa a contar com uma das maiores ofertas do género no país.
Os Percursos Ambientais de Évora, lançados no passado dia 16 de Setembro, constituem uma rede de vários itinerários que se estendem da cidade até ao limite do concelho.
Implantados sobre ferrovias desactivadas, antigos caminhos públicos ou ao longo do aqueduto, destinam-se a ser percorridos a pé ou com meios de transporte não poluentes. Através desta rede de percursos, a autarquia diz que dá a conhecer a riqueza monumental, natural e cultural das paisagens em redor.
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade/Dia Europeu Sem Carros, a autarquia disponibilizou aos amantes do BTT e do pedestrianismo uma rede de percursos que liga Évora à Serra do Monfurado, com cerca de 70 quilómetros, por caminhos públicos e municipais que estão devidamente sinalizados, com sinalética de madeira.
Estes percursos, alguns dos quais com um grau de dificuldade considerável, têm também o objectivo de conduzir as pessoas a alguns dos mais emblemáticos monumentos do Concelho, nomeadamente o Castelo do Geraldo, o Cromeleque dos Almendres, a Anta Grande do Zambujeiro ou a Villa da Tourega, entre outros.
As freguesias rurais “atravessadas” pelos percursos do Monfurado (Valverde, Guadalupe, Boa Fé e S. S. Giesteira) ficarão ainda dotadas de pequenas parques de merendas.
Os Itinerários ambientais poderão ser consultados em www.evora.net/percursos.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mais uma boa ideia concebida pela pesada herança que o amigo Zé recebeu.
E quando elas acabarem?

11:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home