LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

domingo, outubro 15, 2006

EVORA Quinhentista


A traça quinhentista de Évora que se saiba não foi obra do Abilio.

Para essa traça chegar ao consulado Abilio foi porque outros presidentes de camara e muitos dos nossos antepassados a conservaram e acarinharam, não é pois uma virtude de Abilio, como habilidosamente, se pretende fazer crer.

Alias a unica "virtude" de Abilio é que à semelhança dos seus antecessores ter continuado a conservar uma obra que não é sua.
Nem outra coisa se pede a um edil, como a um conservador de museu.

Esta cidade, na sua traça quinhentista é o resultado de uma amalgama de obras e edificios, alguns, senão a maioria resultado da intervenção e execução espontanea do povo de Évora.

Sem mentes tortuosas, elaboradas e pretenciosas em planeamento urbanistico, foi possivel chegar aos dias de hoje com uma verdadeira joia arquitectonica.

Dentro de quinhentos anos, duvido que o planeamento urbano actual, incluindo a afamada Malagueira, tenha qualquer importância ou seja um "case stud", apesar de ter uma arquitecta como presidente de junta.

Murmurio

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Prece que a Dona Quitéria, dilecta esposa do sr. presidente, e o Arq. Lima andam muito nervosos por causa da Judite e do selo? Será que estão à espera de novidades?

O pobre Ernesto anda em maré de azar, tudo lhe corre mal: foi a humilhação, por culpa própria, quando resolveu auto-nomear-se para a RTE, arrastando todo o Partido em tristes figuras, e parece que se vem aí nova humilhação, ainda mais grave...

O passarão perdeu a pena, não há mal que lhe não venha...

9:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parece que a judite tambem anda a averiguar a urbanização da muralha, um antigo vereador do partido com casa na mesma e um arquitecto, na casa do qual eram feitas obras pelos urbanizadores.

3:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de dizer que o mesmo antigo arqtº da CME, tem muitos telhados de vidro.

3:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acrescento ainda que o antigo vereador gostava muito de jeeps.

3:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, mas a verdade é que Judiciária, já sabe algumas verdades acerca da Cerca 3, do selo branco e do envolvimento da D.ª Quitéria e do seu dilecto esposo.
Nervosismo e antidepressivos, já se notam nos corpos dos envolvidos.
Vamos lá ver se a Justiça funciona.

6:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home