LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

domingo, novembro 12, 2006

Nova Internacional Comunista?

Neste fim de semana decorre em Portugal um grande encontro internacional de Partidos Comunistas.
Entre os ilustre convidados, representantes de ditaduras pouco recomendáveis como a China, ou a Coreia do Norte, irmã do peito dos nossos comunista, a crer nas declarações de alguns dos seus membros mais destacados.
Presentes tambem, representantes das novas estrelas da América do Sul,... "Evo Morales, Chavéz e agora Ortega ,... representam a suburbização da América latina, o triunfo do lumpen, a desagregação das estruturas sociais rurais, ..., o avanço da economia informal e, sobretudo, o espectacular florescimento da monocultura e produção da cocaína.
A América do Sul está a conhecer o triunfo de propostas políticas feitas à imagem do desastre em que se precipitou o continente.
Evo Morales, Chávez e Ortega nada têm de romântico.
São iguais aos senhores dos cartéis.
... O que interessa a Chávez e Morales é a instalação da balbúrdia, a desagregação da lei e da justiça, o fim do constitucionalismo, a decapitação da burguesia letrada ainda existente, ...

O que lhes interessa é esse proletariado analfabeto, roncante, subnutrido e manipulável que torne possível governar discricionariamente, sem limite, sociedades que só conhecem o pão e o circo."
in Combustões
Enquanto se desenrola esta reunião de amigos do PCP, condenado à extinção pela ordem natural das coisas, os seus militantes (do PCP) confundem-se com aqueles grupos que jogam sueca, nas pracetas deste País, quando o tempo está bom.

Bocas e Burradas