LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

quarta-feira, agosto 20, 2008

O que mudou nos ultimos 40 anos em Évora

1963 – factos ocorridos
No inicio dos anos sessenta, acabados de entrar para o Liceu Nacional de Évora, um grupo de 5 alunos, deslumbrados com a mudança, eufóricos com as novas amizades, resolvem tornar-se “coleccionadores de emblemas” de automóveis e utilizando as respectivas navalhinhas, não havia emblema que lhes escapasse.
O volume da coleção (principalmente WW) atingiu porporções, que levou à intervenção da PSP e rápidamente os “detectives” Peixe e Aranha de chapéu e óculos escuros, descobriram os pequenos meliantes.
Os pais são chamados à Esquadra, relatam-lhe a ocorrência e naquela época, tratando-se de miúdos de 10 – 11 anos, ficaram os pais encarregues de proceder ao correctivo.
À exepção de um, o correctivo aplicado foram umas boas chapadas e correadas com o cinto.
Estes 5 miudos, abandonaram a “actividade criminosa”, cresceram normalmente, foram para a Universidade ou Escola de Regentes Agrícolas, converteram-se em homens de negócio, artistas e políticos.

2008 – Se os mesmos factos ocorressem hoje
O Ministério Publico, a Policia Judiciária, os Psicólogos, acusariam os pais de maus tratos a menores e conseguiriam que estes fossem acusados e condenados a pena de prisão.
Sem a figura paterna, os 5 miudos, também acusados do uso de arma branca não licenciada e certificada, juntar-se-iam a um gang de rua e acabariam internados num reformatório.
Depois da indignação publica da "esquerda caviar" e da "comunistagem de pé rapado", com especial destaque para alguns tertulianos televisivos, em programas tipo Fátima Lopes e Manuel Luís Gouxa, o Liceu Nacional de Evora seria investigado e encerrado e o Reitor demitido compulsivamente.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Malditos aviões, que voaram para França! E agora José?

12:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Agora vamos continuar a contar mentiras. Há sempre uns palermas que acreditam.

José

6:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home