LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

sexta-feira, abril 17, 2009

A Câmara e outras camas

"Obrigado Luciano e outros companheiros: do alto dos meus 50 anos sei agora que ainda sou um jovem!
Inscrevam-me, por favor, nas vossas Juventudes. Ou, melhor seria ainda, nos Pioneiros.
A CDU em Évora, nestas eleições, não descobriu apenas como querer transformar uma lista do PCP numa coisa assim a modos que nada, como trouxe e promete a fonte da eterna juventude.
Benditos sejais, vós que antes já tivestes a honra suprema de descobrir a liberdade nos campos de concentração da Sibéria ou o respeito pelo ser humano nos grandiosos processos de Moscovo. Iluminai-nos mais uma vez e trazei a Évora a luz do vosso farol, limpando de vez da fotografia da cidade estes horrendos oito anos, tal como antes Estaline fez ao eliminar Trotsky das fotos da revolução soviética.
Sois tão bons e tão puros.
É vossa a escola de outros engenheiros e por isso, também, a recente música dos Xutos vos cola a preceito.
Em vez de engenheiro bastava cantar primeiro-secretário e estaria tudo dito.
Mas não esqueçam o essencial: continuem a prometer a fonte e o elixir da eterna juventude e façam-me feliz.
A mim e ao Luciano.
Dois jovens à procura.
Ele da Câmara.
Eu de outras camas.
Onde possamos voltar a ser felizes apesar dos nossos 50 anos."