LIBERALITAS JULIA

Estórias d´Évora

terça-feira, agosto 11, 2009

Gripe Suina

"Com a peste a alastrar, o país mostra sinais de um "Estado de Sítio", ainda informal.
A Ministra da Saúde ameaça com prisão, os cidadãos que por ignorancia, má educação, desespero ou indignação, não respeitem o lava-mãos hospitalar, ou tussam para cima da enfermeira.
Faz bem a Ministra, em querer travar a propagação, adiar as mortes o mais possível, provávelmente no tempo das chuvas (com o próximo governo).
Mas, o que lhe sobra em rigor excessivo, com os cidadãos, falta-lhe em informação e educação dos mesmos cidadãos, e em medidas de higiene e de saude publica, na distribuição de máscaras, desinfectantes e medidas profiláticas nos espaços publicos, medidas que são da sua total responsabilidade.
Enquanto nos Hospitais, que também são da sua responsabilidade, não se vislumbra a mesma exigência ou rigor. As "infecções hospitalares", as lesões irreversíveis, como a cegueira, e as mortes, em crescendo, passam sem que se descubra a causa nem o responsável. Sem uma explicação ou palavra de apoio para as vítimas. Sem tomar medidas que diminuam o sofrimento, e invertam a tendencia.
Com as corporações hospitalares, esta Ministra não se atreve a ameaçar ou sequer a meter medo.
Mas com os utentes, doentes em busca de auxilio, cidadãos e contribuintes, sem corporação nem sindicato que os defenda, já a conversa é outra.
São carne para canhão, podem ser mal tratados, e ameaçados com a cadeia.
Para que tenham respeito pelas autoridades, e aprendam maneiras, com a Ministra da Saúde.
Foi-se o Estado de Direito; o Estado de Sítio, vai-se instalando."