
O
Évora Resort é uma propriedade de mil hectares, mas segundo Jaime Antunes “a área de ocupação turística apenas abrangerá 1,3% do território” e está situado numa “zona sem problemas ambientais”. Sobre o modelo do empreendimento, o administrador da Frontino prefere não adiantar pormenores, revelando apenas que o mesmo será composto por uma
unidade hoteleira que terá entre 150 e 200 quatros, um campo de golfe de 27 buracos e moradias turísticas, sendo ponto assente a “manutenção da actividade agrícola”.Empreendimento estará pronto em dez anosAlém do investimento financeiro que será totalmente suportado pela Frontino, num projecto que Jaime Antunes diz ter sido “muito trabalhado do ponto de vista turístico”, o Évora Resort irá criar cerca de
500 empregos, devendo estar concluído em 10 anos.
Embora conte com pareceres positivos da Câmara Municipal de Évora (CME), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo e da Região de Turismo, o empresário justifica este prazo dilatado para a execução do empreendimento face à lentidão da máquina burocrática e à própria complexidade do projecto Évora Resort, além dos meios financeiros envolvidos.
José Ernesto d’Oliveira, presidente da CME, contactado pelo Diário Económico, explicou que o projecto Sousa da Sé se encontra “em apreciação pela comissão técnica de acompanhamento” do PDM, devendo ser colocado a debate público entre os meses de Outubro e Novembro [de 2005]. Superadas estas etapas administrativas, José Ernesto d’Oliveira acredita que o Évora Resort se poderá desenvolver no terreno durante o próximo ano, apesar do calendário do promotor apontar para 2007.
Este projecto, de acordo com o presidente da Câmara, faz parte de um conjunto de investimento que estão “em diferentes fases”, através dos quais se pretende “afirmar
Évora como um destino turístico de qualidade” no quadro da região Alentejo. Questionado sobre novas apostas da Frontino Turismo, a qual tem um capital social de 500 mil euros, Jaime Antunes adianta que estão a ser estudadas outras oportunidades de investimento, no Alentejo e Algarve, “mas ainda numa fase muito embrionária” para poderem ser divulgadas. O mesmo se passa em relação à identidade dos outros sócios da Frontino Turismo, Jaime Antunes também preferiu não a revelar.
Quatro projectos em Évora já têm “viabilidade reconhecida”Quatro projectos turísticos estão, actualmente, “em diferentes fases de arranque” no município de Évora, disse ao Diário Económico o presidente do município eborense, José Ernesto d’Oliveira.
Os empreendimentos têm valências diferentes, mas numa fase inicial deverão movimentar um investimento global de
25 milhões de euros. Todos eles, no entanto, têm “viabilidade reconhecida pela Câmara Municipal de Évora”, sublinha José Ernesto d’Oliveira.
O primeiro destes projectos localiza-se na
Herdade dos Padres, é promovido pelos empresários
Fernando Barata e Saturnino Projecto e contempla a construção de uma unidade hoteleira de cinco estrelas, um aparthotel e um campo de golfe.
Um outro empreendimento, este da
família Rufino, aposta no turismo patrimonial e arqueológico. Será construído na
Herdade dos Almendres e contará, entre outras infra-estruturas, com um hotel de cinco estrelas, SPA, condomínio turístico e um campo de golfe.
A
Família eborense Cabral é a promotora de um terceiro empreendimento turístico, na
Herdade da Fonte Boa, que está em fase de avaliação pelas autoridades competentes.
Além das normais estruturas turísticas, os investidores estão a orientar este produto turístico para os desportos equestres e a criação de cavalos.
Um último projecto que merece as atenções da Câmara Municipal de Évora vai situar-se na
Herdade Vale da Moura, propriedade da
família Torres. Neste caso, a aposta central passa pelo desenvolvimento de um parque biológico, onde serão criados, em ambiente controlado, animais selvagens provenientes de África e da Ásia, além de espécies locais. Em termos de captação de turistas, além das visitas guiadas, o nicho de marcado a explorar será o da caça fotográfica.
diarioeconomico.com/edicion/noticia/0,2458,671770,00.html